6 Razões para não visitar Aveiro

visitar aveiro

 

Cada vez são mais as pessoas que visitam Aveiro. E a verdade é que não entendemos porque?
Qual é o encanto desta terra que faz tanta gente percorrer centenas de quilómetros para a visitar?
Ahhh claro. Chamam-lhe Veneza de Portugal e as pessoas vêm ao engano. Pensam encontrar aqui uma réplica da região italiana que roubou espaço ao rio e não uma região que se adaptou à ria e com ela soube e continua a saber conviver.

Existem muitas razões para não visitar Aveiro, mas por agora vamos apenas enumerar 6. De certeza que se já visitou Aveiro, passeou de barco na Ria , provouOvos moles, etc, terá muitas mais razões para partilhar connosco.

1ª Doces de Aveiro
Quem é que gosta de visitar uma região que tem como doce mais conhecido um pedaço de hóstia recheada com ovos moles bem docinhos dentro , que muitas vezes nos rebentam nas mãos e nos fazem ter de lamber os dedos até à exaustão? Não podiam receber os visitantes com bolicaos, donuts , etc, embrulhadinhos em plástico hermeticamente fechado?

2ª Passeios de barco na Ria
Em vez de barcos grandes que levem logo uma carrada de gente, Aveiro tem moliceiros.  Barcos típicos da Ria de Aveiro. Eram usados para o transporte de moliço e agora fora adaptados a passeios turísticos. Acreditam que levam apenas 14 pessoas de cada vez? Logo nada de apertos nem encontrões que são momentos de alegre convívio com os demais.

3ª Cidade Plana
Como é possível uma cidade não ter uma única colina e não nos fazer suar nem um bocadinho com belas subidas ingremes?  Cidades planas, como Aveiro,  deveriam sofrer obras que as obrigassem a ter montes e escadarias que nos fizessem penar por um pouco de água fresca.

4ª Raivas de Aveiro
Tanto biscoito bom nos hipermercados e em Aveiro decidem fazer um biscoito, fino, crocante, com sabor a canela, enroladinho à mão com tal perfeição que até dá raiva. Ainda por cima há quem faça o passeio de barco na ria e o acompanhe com a prova das raivas. Tanto mau gosto junto.

5ª Praia da Costa Nova
Vejam só que na Praia da Costa Nova em cerca de 5 minutos podemos ir do mar à ria. Se estiver a nortada típica da zona no mar, só podem ir para a ria ou para uma marginal com cerca de 1 quilómetro de comprimento. Marginal essa que é ladeada pela ria de Aveiro e por casas com riscas que mais parecem pijamas a secar no estendal. Inacreditável!

6ª Salinas de Aveiro
Por aqui insistem em fazer sal puro que não vai às fábricas tirar os nutrientes da Ria e deixa o cloreto de sódio que nos faz tão mal. Ainda para mais, o sal de Aveiro mantêm os níveis de iodo elevado.  Não se entende a persistência destes aveirenses que desde o ano de 959 fazem sal a partir das águas da ria de Aveiro. Parecem a aldeia do Asterix.

Razões extra para não visitar Aveiro. Enviadas pelos nossos leitores.

 7ª  Tripas de Aveiro
Aquele pedaço de massa mal cozida, demasiado grossa para ser um crepe, que usam para embrulhar chocolate, ovos moles, nutella ou outras coisas horrivelmente calóricas… Como se não bastasse ainda lhe põem canela em cima… Chamam-lhe tripa!!! – André Brandão

8ª Farol da Barra
Aquela torre pintada às riscas vermelhas e brancas que se vê ao longe, que tem uma paisagem demasiado ampla devido aos seus 61 m de altura. Os visitantes então sujeitos a desmaiar com excesso de beleza. – André Brandão

64 thoughts on “6 Razões para não visitar Aveiro

  1. Ricardo Monteiro

    O energúmeno que fez esta m#rd# tem uma boa razão para ir a Aveiro.

    Cidade mais bela do Mundo, no melhor País! Cheia de beleza, gastronomia, cultura e lazer.

    Responder
      1. MPN

        Vamos fazer uma petição para voltar a régua de madeira e a cana da índia. Nunca pensei que existisse tanto analfabetismo em Portugal. Quem visitar Aveiro nem pense em sorrir ou dizer uma piada que ainda é assassinado no meio da rua…

        Responder
      1. Fernando

        Eu não acredito nisto! Será que haja assim gente tão croma que não percebeu que era ironia para elogiar uma das mais bela cidades do mundo? Ainda por cima, publicada pelo “Aveiro Lovers”????!!!!??? A sério!

        Responder
    1. Ruben

      Deves ser de uma cidade que anda a perder turismo dw certeza depois critica a cidade que nao lhe duz nada amigo Aveiro cidade mais bonita e com o pova mais simpatico e acolhedor agora pense bem na borrada que voce acabou de fazer

      Responder
    2. Jorge

      A pessoa que escreveu isto deve ser um autentico filho da mae.Quando se comem ovos moles,como outros ovos quaiqueres,deve-se ser delicado pois os ovos sao bastante frageis.Nao gostar dos passeios da ria de Aveiro,nos barcos moliceiros porque sao muito pequenos,bolas.Vai viver para o Porto,donde tens barcos maiores.Nao gostas de raivas ou da Costa Nova,pois bem,tens uma soluçao.Ninguem te convidou a vir comer ou visitar-nos.Fora Fora Fora.Seu IDIOTA.

      Responder
  2. Diogo

    Quem fez isto não passa de um preciso otário!
    3º Ponto, “Cidade plana”, qual é o grande problema de ser plana? Preferes ter montes para meter o rabinho à venda?
    Pessoas que fazem este tido de críticas sobre as belas cidades que o nosso país tem deviam era estar caladas, porque inveja há muita 😉
    Cumps

    Responder
    1. Diogo (Este percebe semântica)

      O simples facto de teres o mesmo nome que eu deixa-me deveras envergonhado. Como é possível haver um Diogo tão idiota a circular por aí. Espero sinceramente que tenhas escrito o teu comentário da instituição onde não podes sair… Sei bem que não, o mais certo foi ter sido no intervalo ou depois de veres a quinta das celebridades ou um outro qualquer programa do mesmo nível que a inteligência que brota desse teu pequeno cérebro.

      Responder
  3. Adriana

    Não sei porquê isto cheira-me a inveja.
    Aveiro é tão mau que os turistas adoram ovos moles e passear de moliceiro, secalhar esta triste pessoa queria que andassem cruzeiros na ria ahaha tamanha estupidez!

    Responder
  4. Jorge araujo

    Tem gente muito estúpida este Energúmeno como o apelida o tal Ricardo Monteiro está a promover Aveiro como uma cidade a ser Visitada pela sua Beleza.Já vi e li muita porra de Personas Ignorantes mas deste tipo é o Descalabro já não chega os Impostos que a Câmara de Aveiro Impôs a quem exerce a Divulgação da nossa Cidade vem um
    MERDAS dizer mal Vai TOMAR BANHO AO POÇO DA CAL SE É QUE CONHECES AVEIRO OU ENTÃO PASTAR COM O GADO NO MONTE FARINHA

    Responder
  5. Ana

    Eu adoro o português que nem português entende. Nossa , mas será que não entendem que este é um texto irónico ou também nunca aprenderam o que é a ironia ? Este povo só reclama e não sabe ter uma pinta de sentido de humor.
    Muito engraçado, eu sou de Aveiro e adoro a minha terra ❤

    Responder
    1. Aveiro Ílhavo Barra Costa Nova

      Se a bela cidade de Aveiro fosse só habitada por seres que não sabem ler um texto irónico, que mais não é que um grande elogio à cidade dos canais, realmente não valeria a pena visitar Aveiro.
      Mas, felizmente, 99,9% das gentes de Aveiro, não são tão incultas como alguns dos paineleiros deste painel.

      Responder
  6. Tomás

    O parvalhão que disse isto é com certeza algum cromo com a mania que Portugal não vale nada e que o que é bom está no estrangeiro. E é precisamente por causa de idiotas destes que as melhores coisas que Portugal tinha já não tem. De quem é o vinho do Porto? Dos Ingleses. Os sapatos da Madeira? Dos italianos. A cortiça? Vai toda para a Holanda. E porquê? Porque os que podem fazer algo para melhorar este país preferem ser ignorantes e estúpidos, tal e qual como o senhor que escreveu este texto sobre Aveiro. Eu sou de Aveiro e com orgulho e sabem porque é que os estrangeiros gostam tanto de cá vir, porque além de Aveiro conciliar na perfeição o património e a atualidade, quem cá vem é sempre recebido com um sorriso e um bom dia…

    Responder
    1. Rui Rodrigues

      E pahhh…. que grande parvalhão que saíste. .. não vês que a pessoa que escreveu isto tava a ser irónica? Se é que sabes o que é ser irónico. .. há mesmo pessoas sem sentido de humor… sou de Aveiro e emigrante também e não troco a minha terra por nada e consigo ver que está pessoa estava a fazer publicidade a aveiro de uma forma diferente…

      Responder
  7. Joao Pinto

    Raul Solnado volta.. estas perdoado… tal como o grande Raul Solnado… o autor do artigo fez um trabalho inteligente… ironizando no bom sentido o que de melhor Aveiro tem para ofercer… Aveiro sempre!!!

    Responder
  8. João

    Quem fez este artigo , para mim teve uma ideia brilhante….muito bem conseguido.
    Eu sou de Aveiro, e tive curiosidade, ao vêr o título do artigo publicado, em saber realmente quais seriam essas terríveis 6 razões; qual não é o meu espanto , ao abrir o artigo, e constatar que afinal o autor do artigo está é a elogiar de uma forma, para mim, brilhantemente ironica a cidade;
    Depois aparecem aqueles que não veem um padeiro à frente dos olhos,a insultar uma pessoa que de forma inteligente estava a elogiar a nossa bela cidade.Esses devem ser aqueles que estão na esplanada e dizem aos amigos que costumam lêr Paulos Coelhos e esses escritores que estão na moda, mas não vêem um boi. Para a próxima quem fez este artigo, faça com desenhos para toda a gente enteder.

    Responder
    1. Sandra

      Pois, meu caro! Tem toda a razão! Seria tão bom que a psicologia fizesse parte do programa lectivo…. Assim talvez entendessem que a psicologia do contrário funciona sempre e tão bem….. “Não vás….” Já foi! Enfim…. Texto brilhante! Publicidade engenhosa e bastante eficaz, diria.

      Responder
  9. Maria João matos

    Santa paciência! O único defeito que Aveiro poderá ter são alguns ignorantes que não sabem o que é ironia! Falta de inteligência! Esta é uma maneira excelente, engraçada e diferente de promover e elogiar esta bela cidade. Quem é minimamente informado e tem um pouco de inteligência sabe que o ZECA e quem está por trás desse excelente projecto são do melhor que temos tido para promover e valorizar a nossa bela cidade!

    Responder
  10. Catarina

    Eu sou de Aveiro e saudades tenho da minha terra, do seu charme que encanta quem la vive e passa por la. Da ironia a realidade deste pontos, vai uma grande diferença, mas o que tenho visto é Aveiro a passar pelas notícias de canais do brasil e espero que pelo mundo inteiro passe também, se fosse assim tão mau n passaria . Quem gosta, volta la quem não gosta não volta. ?

    Responder
  11. Liliana Matos

    A pessoa que escreveu este artigo gosta de Aveiro!!! E acredito que goste muito, pois caso contrário, teria escolhido outra cidade qualquer.
    Não levem a mal, pois do que eu percebi, efectivamente está a ser irónico e a fazer publicidade á nossa Bela, Maravilhosa, Dinâmica, Turística e Espetacular Cidade de Aveiro.

    Responder
  12. Artur Soares

    É mesmo ironia! Existe um artigo igual referente á capital Lisboa. Tomem conhecimento primeiro, porque não têm razão para ficar irados.

    Responder
  13. Bruno

    Será que as pessoas não sabem o que é ironia? E se puxassem pela inteligência reparavam que isto é um site de um estabelecimento de Aveiro que até faz os ditos passeios na ria, imagine-se. Interpretem o texto em condições gente.

    Responder
  14. Armanda Nabais

    ESPETACULAR!!!!!
    Parabéns para quem teve a ideia de falar sobre Aveiro de uma forma tão peculiar e engraçada.
    A negação e a crítica desperta a curiosidade e leva a ler até ao fim. Bela forma de publicitar a beleza de Aveiro (e Ilhavo, pq Costa Nova é Ilhavo….?)

    Responder
    1. Rosa Silva

      Ainda bem que «algumas pessoas» ainda interpretam bem o texto. Parabéns para quem o escreveu e para quem o percebeu. Deixo uma sugestão: Procurem melhorar um pouco a interpretação e/ou compreensão de um texto, antes de criticarem. Péssimo mesmo é ler, interpretações tão ruins e críticas tão sem jeito nem medida… Lamento que Aveiro (eu sou aveirense), tenha pessoas tão pouco informadas que não consigam interpretar mensagens escritas deste género!!!

      Responder
  15. Anabela Sérvolo

    CAMBADA DE ACÉFALOS QUE NÃO PERCEBIAM O QUE SIGNIFICA “IRONIA” NEM QUE ESTA LHES AMASSE O CARRO TODO!!! CLARO QUE ISTO É UMA FORMA IRÓNICA E ATÉ ALGO DIVERTIDA DE PROMOVER A CIDADE!!!

    QUANTA GENTE TEM QUE IR PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO……. BEM, AGORA SAÍAM DE LÁ A SABER O MESMO….

    Responder
  16. AlmaNua

    Só para que se saiba, a praia da Costa Nova não pertence a Aveiro, mas sim a Ílhavo, vai daí ja so são 5 razões.
    Toma e embrulha, vai buscar…

    Responder
    1. anónimo

      Para além da maioria não perceber a ironia do texto, o conhecimento geográfico também anda um bocadinho em baixo, meus amigos, Costa Nova do Prado, pertence realmente ao concelho de Ílhavo, freguesia da Gafanha da Encarnação, e para vossa surpresa pertence ao distrito de Aveiro, é uma das inúmeras praias que podemos encontrar e que pertencem geograficamente ao distrito de AVEIRO!!!

      Responder
  17. Marco Vinagre

    Concerteza faltam ainda mais razões para não vir a Aveiro. Pelo menos uma que me lembro agora é o facto de mesmo ao lado da Costa Nova existir outra praia que alberga o casamento do mar com a ria e dispõe de um dos mais altos faróis do mundo. Simplesmente horrível, tantas maravilhas juntas.

    Responder
  18. Rita

    Aveiro, minha cidade saudades de comer ovos moles junto a ria ou fazer uma caminhada junto ao mar… Cidade mais bela de Portugal

    Responder
  19. Rui Almeida

    A pessoa que fez isto teve uma forma muito infeliz de elogiar Aveiro
    Aveiro é das cidades mais belas de Portugal
    Cada cidade tem a sua beleza
    Mas claro, Aveiro é q minha cidade e defendo-a com unhas e dentes
    Mesmo infeliz

    Responder
  20. Dulce

    Linda cidade, barcos lindíssimos!!!! Pena tenho que estejam a ser demasiadamente usados para ganhar dinheiro. Por que não vestem os moliceiros com trajes típicos (marnotos, salineiras). E muito feio
    usarem o chapéu de palha, t-shirts quase florescentes, buzinas, cores berrantes nos moliceiros, a proas cortadas e agora, mais recentemente, até um volante. Não há limites neste negócio!!!!! Quem regula este comércio que nada respeita?????
    Bonita cidade, bonita ria mas poderia estar a ser mais respeitada a tradição.

    Responder
  21. guerreiro

    Onde està a video desta Veneza colorida de Portugal, onde os doces de ovos sao os melhores do mundo?
    Vi uma video do pais de Gales também com este estilo de ironia,na negativa, as fotos e paisagens que passavam so davam vontade de ir là, e Jà. Aveiro merece ser mais exposta.pequeno tesouro nacional desconhecido até pelos proprios portugueses

    Responder
  22. MA

    Pelos comentários aqui publicados, dá para entender que não vale mesmo a pena visitar Aveiro.
    Porquê? Porque tem demasiados artolas que não entendem Português. Como podem desta forma receber estrangeiros?
    O autor do artigo faz um bom texto e vem logo uma corja de ignorantes criticar o autor sem sequem se darem ao trabalho de interpretar as frases escritas.
    Com será que essa gente que se diz de Aveiro, interpreta o pedido do turista que pede ovos moles? E quando um turista pede um bilhete para um moliceiro, quanto tempo precisam estas bestas para entender o seu pedido?
    Querem fazer alguma coisa por Aveiro, lutem para que as coisas decorram no formato “tradição”, se é que me entendem, né…
    Proliferar o negócio em detrimento da tradição só vai acabar por mandar os turistas de dentro e de fora para outras paragens.
    Conheço Aveiro de passagem, mas sinceramente … não tenciono voltar.
    O negócio destruiu a tradição e como diz o whiskie PASSPORT, A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA.
    Todos aqueles que se picaram com o artigo, demonstraram uma enorme falta de inteligência, incapacidade em raciocinar e afinal corrobora a minha intenção de não voltar.

    Responder
  23. DIAS

    Não sei mesmo quem o pago para dizer tanta merda sobre a cidade mais bonita do nosso país, ao então deve ser sego ao querer fazer bons comentários para a sua cidade.
    Que não goste tudo bem mas não vale a pena dizer mal de uma cidade tão completa e bonita.
    Mesmo uma pouca vergonha

    Responder
  24. Aveiro Meu Amor

    Infelizmente o negócio deu cabo das tradições de Aveiro. O turismo sem qualidade vigora na nossa Cidade onde se vê por exemplo guias turísticos nos barcos saleiros a inventarem as coisas mais estapafúrdias sobre Aveiro. Os tuk-tuk
    Dizer que os barcos moliceiros só levam 12 pessoas é não saber contar. A ganância dos operadores leva a que transportem muitas vezes mais de 20. Os barcos vão quase com a água pela borda.
    Grande parte da restauração não tem qualidade e basta ver os expositores de peixe. Fraco, muito de viveiro e já passado.
    A noite transformou-se num barril de pólvora onde ninguém respeita ninguém.

    Responder
  25. Filipe Caetano

    Gosto de Aveiro, gosto e ponto final.
    Com ou sem ironia, o sentimento de gostar de Aveiro não altera com a opinião de terceiros acerca da cidade, é pessoal, não se explica de forma finita.
    Que é um povo de luta disso não há duvida, por exemplo, Aveiro tinha a maior muralha de Portugal e para salvar a barra de Aveiro e pelo facto da cidade não ter geologicamente onde extrair rocha, desmantelou a muralha para construir um paredão e assim manter um barra estável e fixa.
    Podes conhecer o que do mundo é de facto mais bonito que Aveiro, logo crias um termo de comparação, e depois….
    O que me liga a esta cidade é mais que isso, quando regresso é ter a sessação de que de facto respiro.
    Saudades para Aveiro.

    Responder
  26. André Brandão

    Há outras coisas horríveis que não foram mencionadas:
    – Aquele pedaço de massa mal cozida, demasiado grossa para ser um crepe, que usam para embrulhar chocolate, ovos moles, nutella ou outras coisas horrivelmente calóricas… Como se não bastasse ainda lhe põem canela em cima… Chamam-lhe tripa!!!
    – Aquela torre pintada às riscas vermelhas e brancas que se vê ao longe, que tem uma paisagem demasiado ampla devido aos seus 61 m de altura. Os visitantes então sujeitos a desmaiar com excesso de beleza.
    -…

    Podia continuar a falar dos horrores da região, mas vou usar o espaço para colar o seguinte:
    i·ro·ni·a
    (latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância)
    substantivo feminino

    1. [Retórica] Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.

    2. Atitude de quem usa expressões ou gestos que dão a entender o contrário ou algo mais do que aquilo que parecem significar.

    3. [Por extensão] Atitude ou dito em relação a algo ou alguém que serve para fazer fazer rir ou é assim entendido. = ESCÁRNIO, SARCASMO, TROÇA, ZOMBARIA

    4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).
    Confrontar: erronia.

    “ironia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/ironia [consultado em 02-08-2017].

    Responder
    1. admin Autor do artigo

      Excelente André.
      Até fizemos uma actualização ao artigo só para colocar estas razões para não visitar Aveiro.
      Bem Haja
      Saudações Aveirenses

      Responder
  27. Sérgio Conceição

    Esqueceram-se de falar das gentes de Aveiro:
    a) É malta que tem prazer em baralhar os turistas. Dizem que têm casas em Arte Nova, mas uma delas até é um Museu e aquilo é coisa para ter quase 100 anos;
    b) Para além disso, e apesar dos nomes por que são conhecidos – Cagaréus e Ceboleiros -, têm tiques aristocráticos e fazem loiça caríssima na Vista Alegre em Ílhavo;
    c) Também é pessoal que gosta de complicar. E a prova disso é o Navio-Museu Santo André, ancorado na Gafanha da Nazaré: em vez de pescarem sardinhas junto à costa, era malta que se punha dentro de um barco enorme e ía 6 meses pescar Bacalhau para a Noruega…!

    Responder
  28. Gabriela

    Estou deveras chocada com tanta idiotice.
    Após tantos comentários(desnecessários) depois a explicar q o texto era uma forma irónica de prestigiar a cidade, ainda tem energumino a criticar o texto.
    Eu vim a procura de informações sobre Aveiro pois estava em dúvida se iria a Guimarães ou Aveiro… Resultado; partiu próximo trem comer ovos moles

    Responder
  29. DEYSON THOME

    Pelo que entendi, o criador desse texto está a elogiar Aveiro e a criticar aos que não percebem a beleza que a cidade oferece aos seus visitantes … Deve ser muito linda mesmo.

    Abraços

    Responder
  30. João Ferreira

    Gostei do texto.

    O título trouxe-me até aqui, perguntei-me porque razão não deveríamos visitar qualquer lugar…
    Não sou de Aveiro mas gosto da cidade. Faltou falar daquele estilo arquitetónico horrível chamado Arte Nova…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.