Passeio de Gondolas em Aveiro?

gondolas aveiro precos

Está à procura de gondolas em Aveiro?
Muitas são as vezes em que nos perguntam o preço do passeio de gondola em Aveiro.
Nos primeiros tempos ficávamos muito admirados pois não percebíamos porque havia esta procura por gondolas em Aveiro sendo estas o barco tipico italiano.
Essa nossa falha de percepção existia pelo facto de sermos aveirenses e para nós Aveiro sempre foi Aveiro e os barcos que andam pela ria são moliceiros, salineiras, bateiras, mercantéis, etc.

Existem gondolas em Aveiro?
A verdade é que não existem gondolas em Aveiro. As gondolas são o barco típico que realiza passeios em Veneza. Em Aveiro não usamos esse tipo de embarcação para os passeios de barco na ria.

Porque chamam gondolas aos barcos de Aveiro?
Os barcos em Aveiro são chamados de gondolas por alguns dos visitantes que por cá passam porque durante o Estado Novo (período de ditadura em Portugal) o destino Aveiro foi promovido como sendo a Veneza de Portugal.
Havendo canais urbanos em Veneza e em Aveiro, que se assemelham a estradas e havendo também em ambos os destinos barcos que são utilizados em passeios pelos canais, é normal que quem ainda não conhece Aveiro e os seus barcos tradicionais, procure e pergunte pelo preço das gondolas em Aveiro.

Apesar haver muita gente à  procura deste tipo de passeio de barco em Aveiro, na realidade o que procuram é um passeio de barco na Ria de Aveiro. Este poderá ser feito nos moliceiros, mercantéis ou salineiros que navegam nos canais urbanos da ria de Aveiro. Se pretenderem fazer um passeio onde conheçam o lado selvagem da Ria então ai a resposta é dada por lanchas de maior capacidade em passeios mais prolongados que permitem percorrer os canais mais “secretos” da nossa Ria.

Visita escolar a Aveiro do Agrupamento de Escolas de Montelongo

visita escolar a aveiro

Os professores do Agrupamento de Escolas de Montelongo em Fafe lançou-nos o desafio de organizarmos uma visita escolar a Aveiro que permitisse aos seus alunos conhecerem um pouco do que de melhor há em Aveiro.

Quando organizamos uma visita escolar a Aveiro pensamos sempre em 3 vertentes:
1 –  A vertente pedagógica
O que será interessante os alunos assimilarem depois da visita escolar a Aveiro? Preparamos as actividades a realizar na visita escolar a Aveiro tendo sempre em conta o ano de escolaridade que frequentam na sua escola.

2 – A vertente lúdica.
É um passeio escolar. É suporto ser um momento agradável, que retire os alunos da rotina e seja um momento adequado para alunos e professores criarem laços ainda mais fortes. Acreditamos que nesse ambiente lúdico os alunos têm maior capacidade de assimilar o conhecimento da história, ciência, geografia e todas as restantes matérias que vão passando por este passeio escolar.

3 – A vertente financeira
Conhecemos perfeitamente o contexto financeiro das escolas e de muitas famílias. Assim, porque acreditamos que ninguém deve ficar de fora destas actividades, organizamos as visitas escolares e acordo com o orçamento disponível. Para além das actividades que nós e os nossos parceiros organizamos, indicamos uma série de outras actividades, tipicamente a custo zero que ajudam a tornar o dia único sem aumentar o orçamento do passeio escolar a Aveiro.

O que fizeram os alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo durante a visita escolar a Aveiro?

Passeio de barco na Ria

Começaram por fazer um passeio de barco moliceiro pelos canais urbanos da Ria de Aveiro. Durante este passeio tiveram a oportunidade de não só apreciar a beleza da cidade capital da Arte Nova em Portugal como de ouvir um pouco da história da cidade, das suas gentes e dos seus costumes.
Os canais urbanos da Ria de Aveiro têm o caudal e as marés estabilizados por comportas. Desta forma não existe ondulação e o passeio de barco em Aveiro é extremamente seguro.

Visita à Salinas de Aveiro

A segunda actividade que os alunos fizeram na sua visita de estudo a Aveiro foi visitar as salinas de Aveiro.
O Sal de Aveiro faz parte não só da história da região mas da história de todo o nosso país. Foi daqui que saiu muito do sal que era usado para curar o “nosso” bacalhau.
O sal que se faz em Aveiro é um tempero rico em minerais, que quando usado nas devidas porções, é fantástico para o nosso dia-a-dia.
Durante esta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de criação do sal, da manutenção das salinas, do trabalho dos marnotos e salineiras, da fauna e flora que aproveitam todo este ecosistema para transformarem as salinas de Aveiro na sua casa.

Prova de Sabores de Aveiro

Antes de partirem os alunos e professores deste agrupamento não podiam deixar de provar alguns dos sabores de Aveiro.
Nesta visita escolar a Aveiro a prova de sabores inclui Ovos Moles, Raivas e mini Americanas (doces e biscoitos típicos da nossa região). Estes foram acompanhados por refrescos tradicionais para os alunos e licor de alguidar para os professores.

Existirá melhor forma de conhecer Aveiro?

 

Visita de estudo a Aveiro

visita de estudo a aveiroRealizar uma visita de estudo a Aveiro é um momento alto na integração e no convívio entre alunos e professores. Praticamente todas as disciplinas podem ser “trabalhadas” de forma lúdica durante a visita de Estudo a Aveiro. Desde a Ciências, nas visitas às salinas de Aveiro, à fábrica da Ciência Viva e à fábrica da Vista Alegre. Os estudos do meio nas visitas ao museu marítimo de Ílhavo, ao Aquário de Bacalhaus e ao navio museu Santo André. A História com o passeio de barco em Aveiro, visitas à Base Militar de São Jacinto, aos passeios pedestres junto ao núcleo de Arte Nova.
Quase todas as disciplinas podem ser trabalhadas de uma forma bem interessante e muito didática com os alunos durante a visita de estudo a Aveiro.

Uma das propostas de programa para a sua próxima visita de estudo a Aveiro é a seguinte:

1 – Dirijam-se ao São Jacinto. Lá podem visitar a Reserva  Natural e a Base Militar.
Aproveitem para mandar o Autocarro regressar ao forte da Barra, onde se encontrarão com o grupo que regressará de barco. Uma experiência única para muitos dos alunos.
2 – Junto ao forte da Barra fica o jardim Oudinot. É o local perfeito para fazerem um piquenique, brincarem um pouco no imenso relvado e de seguida fazerem uma visita ao navio museu Santo André.

3 – Após esta visita dirigem-se a Aveiro onde farão a visita às salinas. Após esta embarcarão a bordo de um barco tradicional da ria e farão o passeio de barco em Aveiro pelo 4 canais urbanos.  Durante esse passeio, terão a oportunidade de conhecer os locais históricos da cidade de Aveiro. Desde os palheiros do Sal, aos armazéns de peixe passando pelas pontes e pelos majestosos edifícios de Arte-Nova.

4 – Por esta altura os alunos e professores que vieram fazer a visita de estudo a Aveiro já devem estar deliciados, mas também estafados.
Será a altura ideal para passearem um pouco pelo centro de Aveiro, descobrirem as casas de Ovos Moles.  Descansarem um pouco numa esplanada enquanto esperam pela hora de regressar a casa e contar todas as aventuras desta visita de Estudo a Aveiro.

Notas sobre os nossos passeios e visitas de estudo a Aveiro.

– Nem todos os serviços que aqui propomos são operados por nós. No entanto ajudamos sempre a organizar e a agilizar toda a parte burocrática. Desta forma os professores têm tempo extra para a organizar a visita de estudo a Aveiro e gerir os conteúdos.
– Todas as actividades que organizamos ou são operados por parceiros nossos e que são incluídas nas visitas de estudo a Aveiro incluem guias próprios.
– A todos os membros de grupos que visitam Aveiro com nossa organização é oferecido um desconto de 20% em Ovos Moles. Oferecemos também 10% de desconto em produtos tradicionais de Aveiro.

Esta é apenas uma proposta de actividades que pode incluir numa visita de estudo a Aveiro. No entanto há muito mais propostas e muito variadas.

Entre em contacto connosco para ajudarmos a que crie a melhor visita de estudo para a sua turma.

Conheça a forma mais charmosa de o fazer

Está-se a preparar para visitar Aveiro?

Conheça aqui os pormenores que deve ter em atenção para organizar o passeio perfeito quando visitar Aveiro.

Não existe maneira mais charmosa para conhecer Aveiro do que a bordo de um típico moliceiro?
Durante o passeio de barco na ria terá a oportunidade de viajar num barco cheio de história. Os barcos usados nos passeios em Aveiro, chamam-se moliceiros e tiveram um papel de relevo na história local. Durante largos anos foram usados pelas gentes locais para a colheita e transporte de moliço (uma, das muitas, espécies de algas que existem na ria de Aveiro). A viagem na ria de Aveiro vai levá-lo a percorrer os 4 canais urbanos da cidade.
Estes são os canais que fazem com que muitos apelidem Aveiro de “Veneza de Portugal”

No vídeo seguinte poderá ver um pouco mais do que é um passeio de barco em Aveiro.

O que deve ter em atenção quando reservar o seu passeio de barco em Aveiro?

1- Confirme se vai fazer um passeio completo. Este compreende os 4 canais urbanos da Ria de Aveiro e tem a duração de 45 minutos.

2- Confirme se não há operadores que fazem ofertas associadas. Neste momento (Outubro 2017) nós estamos a oferecer em conjunto com o passeio de barco uma prova de Ovos Moles e Raivas. Há outros operadores que oferecem saquinhos de sal e ainda outros que não oferecem nada.

3- Tenha em atenção se o operador turístico que vai fazer a reserva opera com barcos moliceiros ou mercantéis. Os últimos são cada vez mais comuns. São maiores, logo mais rentáveis para o operador. Mas para o visitante é mais confuso e o barco não tem as pinturas bonitas dos moliceiros.

4- Tenha em conta se o local de embarque é central ou se terá de andar muito a pé para chegar ao cais de embarque no seu passeio de barco em Aveiro. Existem diversos operadores e os cais são um pouco mais distantes do centro de Aveiro.
visitar-aveiro

5- Tenha em atenção se o operador escolhido lhe permite a reserva antecipada do seu passeio. Muitas alturas do ano têm grande afluência de turistas que pretendem visitar Aveiro. Geram enormes filas de espera para o embarque nos passeios de barco. Se optar por fazer uma reserva antecipada, não paga antecipadamente, mas garante o seu passeio num horário escolhido por si. Assim, em vez de ficar junto ao cais à espera de embarcar, pode usar esse tempo extra para passear pela cidade e conhecer o melhor de Aveiro.

6- Aproveite para visitar as Salinas de Aveiro. Quando vier visitar Aveiro pode optar por agregar uma visita às Salinas de Aveiro. Em cerca de 45 minutos terá a oportunidade de conhecer uma realidade única e um espaço ímpar de beleza e de contacto com a natureza.