O que visitar em Aveiro

o que visitar aveiro

Aveiro é uma das mais simpáticas e belas cidades de Portugal. Somos suspeitos para o dizer, mas a verdade é que sentimos que vivemos numa terra abençoada.
Muitas são as vezes que quem visita Portugal deixa Aveiro fora do itenerário da visita. Um erro grave. Aveiro é uma cidade pequena, plana e com pontos de interesse únicos em todo o Portugal.

É uma cidade que cujo o passeio fica muito barato, pois pode ser visitada a pé ou mesmo de BUGA (Bicicleta de Uso Gratuito de Aveiro).

ONDE COMEÇAR
Quando penso no que visitar em Aveiro, deve ter em conta que as visitas a Aveiro começam sempre na Praça Humberto Delgado, também conhecida por rotunda das Pontes. Este é o ponto central de Aveiro e onde poderá começar todos os seus passeios por Aveiro.

PASSEIO DE MOLICEIRO
Aconselhamos que comece por um passeio de barco moliceiro. O barco moliceiro é um barco bem colorido que era usado para a apanha do moliço da ria para fim agrícolas. Neste momento os barcos moliceiros são apenas usados para passear na ria de Aveiro. Este passeio de barco na Ria é a melhor forma de descobrir previamente alguns recantos da cidade que depois irá conhecer em pormenor. Durante o passeio de moliceiro na ria de Aveiro aproveite para tirar fotografias pois estará numa situação privilegiada que lhe permite conhecer a cidade de uma perspectiva e ângulo muito diferente do usual.

ARTE NOVA
Acabado o passeio de Moliceiro na ria, aprecie o conjunto de edifícios de Arte Nova que a cidade tem bem junto ao cais de desembarque. Aveiro, conhecida por Veneza de Portugal, é também conhecida por capital da Arte-Nova. Este é um estilo arquitéctónico que teve grande destaque em Aveiro e que nos dias de hoje nos impressiona pela mistura dos materiais, pelos pormenores e beleza dos elementos da construção.

O QUE DEVE COMER EM AVEIRO
Claro está que depois destes passeios em Aveiro já deve estar com alguma fome. E mesmo que não esteja de certeza que vai querer provar 2 das nossas maravilhosas iguarias. Vir a Aveiro e não provar os Ovos Moles e as Raivas de Aveiro é quase criminoso. Os ovos Moles são um doce conventual típico de Aveiro que foi criado pelas Freiras de Aveiro no convento que hoje dá lugar ao museu de Aveiro. As Raivas são o biscoito típico de Aveiro, enrolado À mão e um petisco ótimo para acompanhar o passeio de moliceiro ou para uma tarde de chá com os amigos.

BICICLETAS GRATUITAS
Tudo o que pode visitar em Aveiro a pé também pode ser feito de bicicleta. Como lhe dissemos em cima, Aveiro dispõe de bicicletas gratuitas (BUGAS) para que possa passear pela cidade e conhecer os locais mais típicos da cidade. Seja o histórico Bairro da Beira Mar, seja aventurar-se até Às salinas de Aveiro, bem como passear pelo parque da Cidade.

 

A verdade é que quando pensar em fazer uma visita ao centro de Portugal, seja Coimbra, Leiria, Fátima, Porto, etc… não deve deixar de marcar na sua agenda uma visita a Aveiro. Bom passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.