Passeio de barco em Aveiro

/// COVID 19 ///
Devido ao actual estado de pandemia os passeios de barco em Aveiro têm as seguintes condições especiais:
– Lotação dos barcos reduzida a metade. Entre 11 a 12 participantes (conforme o passeio seja em barco moliceiro ou mercantel).
– Obrigatoriedade de uso de máscara durante o passeio de barco.
– Será disponibilizado álcool gel a todos os participantes no passeio de barco.
– O mestre e o guia do barco usarão máscara durante todo o passeio de barco.
– Os locais reservados aos participantes no passeio de barco estão sinalizados e será o guia ou o mestre da embarcação a indicar o local para o participante se sentar.

RESERVA ANTECIPADA
No actual cenário aconselhamos a reserva antecipada de forma a garantir o melhor horário e a evitar as filas de embarque.
Pode reservar pelo telefone 964 497 240

passeio de barco em Aveiropasseio de barco em Aveiro

Descrição do Passeio de barco em Aveiro

O passeio de barco moliceiro em Aveiro permite-lhe visitar o centro da cidade a partir dos 4 canais urbanos da ria de Aveiro.  A experiência de navegar num barco moliceiro em Aveiro e poder desfrutar da vista da cidade é uma experiência única. Este passeio tem a duração de 45 minutos. Como os barcos moliceiros têm o fundo plano e as eclusas controlam o caudal dos canais urbanos da Ria de Aveiro este é um passeio de barco muito seguro e a navegação muito estável. É um passeio disponível para todos sem excepção.
Em 2019 alguns dos canais urbanos e pontes da Ria de Aveiro foram alvo de requalificação e estão neste momento ainda mais bonitos.

História do barco moliceiro.
Quando realiza um passeio de barco moliceiro, está a navegar num pedaço de história da cidade e da Ria de Aveiro. Se houve tempos em que o barco moliceiro esteve ligado às lides da Ria de Aveiro, houve outros tempos em que este praticamente abandonado.
Hoje os dias são diferentes e o Dr. Carlos Costa, diretor do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro, escreveu um belo artigo de opinião em que explica a nova vivência dos barcos moliceiros e como eles são importantes nas novas dinâmicas da cidade de Aveiro.

Conheça Aqui os Preços do Passeio de Barco em Aveiro »

Durante o passeio de barco em Aveiro vai pode apreciar as margens dos 4 canais urbanos da Ria de Aveiro. Que são:
– Canal Central
O núcleo de Arte-Nova é o ponto alto da passagem neste canal da Ria de Aveiro. Durante a visita poderá contemplar os mais imponentes edifícios de Arte Nova em Aveiro.

– Canal da Pirâmides
As salinas de Aveiro, local de visita obrigatória é um dos pontos de maior destaque neste canal. Durante o passeio poderá apreciar as pirâmides de sal branco, o trabalho dos marnotos e as aves que por aqui vivem.

– Canal de São Roque
É aqui que vai encontrar as tradicionais casas de Pescadores, marnotos e peixeiras. O Canal de São Roque percorre a zona velha e mais pitoresca da cidade de Aveiro. Este canal é atravessado por diversas pontes. Destacamos a ponte de Carcavelos, o passeio de barco neste canal é um dos mais fotografados nas visitas a Aveiro.

– Canal do Cojo
Neste canal poderá apreciar o edifício da Assembleia Municipal (antiga capitania), um edifício emblemático da cidade de Aveiro, assente na água. Aliás. O único edifício de Aveiro que “roubou”espaço à ria. Este é um dos pontos de distinção de Aveiro com Veneza. Em Aveiro o respeito pela Ria foi quase sempre total. Apreciará também o centro comercial Forum Aveiro e a Cerâmica Campos, Antiga fábrica de cerâmica recuperada e convertida no actual centro cultural e de congressos de Aveiro. O termo de Veneza de Portugal foi cunhado em tempos antigos de forma a ilustrar uma cidade que tem canais da Ria no seu interior. Esta era uma forma de captar a atenção dos turistas nacionais para as belezas de Aveiro.

PASSEIOS DE GRUPO EM AVEIRO

junta freguesia friumes paradela visita aveiro

Condições do Passeio de barco em Aveiro

»» Duração e horários do Passeio de barco em Aveiro
O passeio de barco em Aveiro tem uma duração estimada de 45 minutos e realiza-se das 10h à 18h
Os passeios de barco em Aveiro realizam-se todos os dias do Ano. A excepção acontece no dia de Natal, dia de Ano Novo e dias em que as condições climatéricas não o permitam.

O que visitar em Aveiro além do Passeio de barco em Aveiro?

Aveiro tem imensos locais que merecem a sua visita. Vamos aqui enumerar alguns dos pontos que deve visitar caso não tenha viatura própria.
– O principal ponto de destaque são as salinas de Aveiro. Poderá visitar as salinas e ver todo o enquadramento natural que oferecem. Algumas delas poderão molhar os pés numa salmoura em tanques forrados. Algumas salinas de Aveiro têm também spa salínico que lhes permitem nadar e boiar em águas extremamente salgada. Visitar as salinas de Aveiro é uma oportunidade que não deve desperdiçar.

– Bem no centro de Aveiro o Bairro da Beira-Mar é um local cheio de ruelas onde vivem alguns dos mais genuínos habitantes de Aveiro. Ruas estreitas cheias de histórias, azulejos e recantos de encantar. Por aqui poderá encontrar alguns dos restaurantes onde pode comer a mais tradicional comida aveirense. As caldeiradas de peixe.

Aproveite a estadia em Aveiro para conhecer os recantos da cidade e viver um pouco da experiência de ser aveirense por uns dias. É a desculpa perfeita para comer uns quantos ovos moles. 🙂