Passeio em Aveiro – A Magia da cidade dos Canais

Realizar um passeio em Aveiro é sempre um momento especial.
Infelizmente algumas pessoas são “enganadas” pela alcunha de “Veneza de Portugal” e pensam que a única actividade interessante em Aveiro são os passeios de barco moliceiro nos canais da Ria.
Nada mais errado!

Salinas de Aveiro

Sabia que existe documentação que indica que existem salinas em Aveiro desde o ano de 959?
Já foram mais de 300, neste momento são menos de 10. Algumas das salinas estão apenas a funcionar a nível turístico.
Se pretender pode visitar uma salina que esteve inactiva durante mais de 30 anos e que está neste momento recuperada para produção de sal e visitas. Estas visitas às salinas de Aveiro são realizadas na Marinha da Noeirinha e tÊm um guia único. O Sr. João, marnoto com mais de 50 anos de safras de sal.

Arte Nova

Aveiro é a capital da Arte Nova. Como tal um passeio em Aveiro deverá sempre incluir alguma passagem pelos edifícios emblemáticos deste movimento arquitectónico. As casas do estilo Arte Nova são exuberantes e é impossível não ficar impressionado com o detalhe e cuidado estético que elas revelam.

Gastronomia e Docaria

Um passeio em Aveiro tem de incluir em algum momento um almoço, jantar ou lanche. Ai o difícil é mesmo escolher. Se o seu passeio em Aveiro tiver mais de 1 dia, pode ir provando os diversos pratos típicos de Aveiro em cada refeição. E são muitos… e são bons.
As caldeiradas de peixe fresco, o leitão à bairrada, as chafanas, o peixe grelhado ainda com sabor a mar, as caldeiradas de enguias. É um sem fim de pratos únicos e imperdíveis para conhecer melhor Aveiro. E só estamos nos pratos principais. As sobremesas são ainda melhores. Portanto, guarde um espacinho para elas. Aveiro é uma cidade secular com enorme ligação às ordens religiosas. Logo os doces conventuais abundam por aqui, com especial destaque para os tradicionais ovos moles, que podem ser servidos na tradicional hóstia, em barricas ou em sobremesas mais actuais como é exemplo o sundae de ovos moles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.