Universidade Sénior – Vantagens de fazer uma visita a Aveiro

visitar aveiro universidade senior
As universidades séniores são instituições fundamentais na manutenção de atividade da geração sénior do nosso pais. Muitas são as aulas e actividades que fazem e promovem durante o ano. Todos os passeios e visitas que realizam têm uma forte componente cultural e visam o enriquecer de conhecimentos.
Aveiro é um oásis para as visitas de universidades séniores. Existem 4 Vantagens fundamentais para tal:

1º é uma cidade plana, o que muito ajuda na mobilidade de todos que visitam a cidade dos canais.
2º é uma cidade segura. Podemos andar nas ruas com enorme sentimento de segurança.
3º é uma cidade bem localizada. Aveiro fica no centro de Portugal e perto de praticamente todo o país.
4º é uma cidade com atrações únicas. Passear de Moliceiro, apreciar os núcleos de Arte Nova. Provar e aprender a fazer Ovos Moles, Provar as famosas Raivas de Aveiro, conhecer as salinas e os segredos dos marnotos ou conhecer os recantos dos bairros históricos. São tudo actividades que vão de encontro à componente pedagógica e lúdica que uma universidade sénior procura para os seus passeios e visitas.

Vamos falar um pouco mais de cada um dos pontos que deve incluir na visita a Aveiro por parte da sua universidade sénior.

– Passeio de Moliceiro. O moliceiro é um barco histórico da Ria de Aveiro que em tempo idos serviu para a apanha do moliço. Moliço esse que era usado como fertilizante na agricultura. Este barco típico de Aveiro está hoje em dia perfeitamente adaptado aos passeios na ria de Aveiro. Perfeitamente estável e pronto a levar as pessoas a passear na maior segurança. Inclusive visitantes com mobilidade reduzida. Este é um passeio fundamental para quem visita Aveiro, pois em cerca de 45 minutos percorre os 4 canais urbanos de Aveiro e conhece o melhor de Aveiro perfeitamente descansado.

passeio arte nova aveiro
– Núcleos de Arte-Nova.
É sabido que Aveiro é uma das cidades portuguesas que tem dos maiores núcleos de Arte-Nova. Por esse fator é conhecida como capital portuguesa da Arte Nova. Visitar Aveiro e não apreciar este edifícios é como ir a Roma e não ver o Papa. Além das imensas casas do estilo Arte Nova que encontrará espalhadas por Aveiro, pode também visitar o museu de Aveiro e da Arte Nova que fica localizado bem no centro da cidade num dos mais belos edifícios desse estilo.

– Ovos Moles. Os Ovos Moles são a herança que as freiras deixaram a Aveiro. Em Aveiro não só poderá provar e levar para casa os verdadeiros Ovos Moles. Como pode aprender a faze-los e no final ainda provar o Ovo Mole que acabou de criar. Existe asseio mais doce? 🙂

– Raivas de Aveiro. As Raivas de Aveiro são o biscoito tradicional da cidade. Já é difícil encontrar as verdadeiras Raivas, pois estas são enroladas à mão e esse processo não liga muito bem à corredia dos dias de hoje. No entanto no Zeca continuamos a zelar pela tradição e apenas temos as verdadeiras raivas de Aveiro. Enroladas À mão. Acompanham um bom chá na perfeição e garantimos que é impossível comer só uma 🙂

passeio nas salinas de aveiro
– Salinas de Aveiro.
As salinas de Aveiro são um dos nossas tesouros. Aveiro já teve mais de 600 salinas em atividade. Neste momento restam pouco mais de uma dezena. Na visita que fazemos às salinas de Aveiro será acompanhada por um dos últimos marnotos em atividade que lhes contará todos os segredos e história da atividade secular que é a safra do sal em Aveiro.

– Bairro histórico da Beira-Mar. Foi aqui que Aveiro nasceu. Percorrendo as ruas estreitas do Bairro da Beira-Mar conhecerá a história mais genuína de Aveiro. Antigo bairro de pesacadores tem histórias a cada esquina. Impossível ficar indiferente Às casas revestidas com os tradicionais azulejos portugueses. Um Bairro à Beira Ria com capelas e capelinhas que esperam ser descobertas por gente com memória.

Quer visitar Aveiro com a sua Universidade Sénior? Temos visitas a Aveiro a partir de 2€. Saiba mais aqui >

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.