Visita às Salinas de Aveiro

salinas de aveiro-01
passeio nas salinas de aveiro

Salinas de Aveiro – Passeio Pedestre

Visitar Aveiro e não conhecer as Salinas é como ir a Roma e não ver o Papa. As salinas de Aveiro são um dos pontos principais da história de Aveiro. Neste passeio poderá não só apreciar a beleza das Salinas, mas apreciar as aves que junto a elas habitam, apreciar a trabalho dos marnotos, apanhar salicórnia e contactar com os marnotos que ainda hoje se dedicam a esta actividade secular.Este passeio tem uma duração de aproximadamente 45 minutos. (Disponível para grupos de 8 ou mais visitantes)

A visita às salinas de Aveiro consiste em:

– Visita guiada de cerca de 45 minutos;
– Observação de fauna própria das Salinas (Coleirinhas, Pernilonga, Flamingos e Andorinhas do Mar);
– Observação de flora das Salinas (Salicórnia);
– Explicação de toda a história e processo de extração de sal por um marnoto com mais de 50 anos de actividade nas salinas de Aveiro;

VEJA AQUI A OPINIÃO DE QUEM JÁ NOS VISITOU »

Visita às salinas de Aveiro

HISTÓRIA DO SAL DE AVEIRO

Aveiro sempre foi um dos principais pontos de extracção de sal em Portugal. Este ganhou enorme destaque na economia da região. O sal era de tal forma valioso que ainda hoje recebemos o “salário” como forma de pagamento do nosso trabalho.

O SAL DE AVEIRO NA ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS

Durante a época dos descobrimentos o sal era fundamental para a conservação dos alimentos que os nossos marinheiros levavam nas caravelas.

O SAL DE AVEIRO NA EPOPEIA DO BACALHAU

Depois começou a epopeia do bacalhau e mais uma vez o sal foi fundamental para a conservação do nosso fiel amigo. O sal era a cura para o bacalhau e ainda hoje que temos meios sofisticados de refrigeração ao nosso dispor continuamos a comer o nosso bacalhau salgado.

O SAL DE AVEIRO NOS TEMPO DE HOJE

O sal de Aveiro continua a ser de grande qualidade, no entanto como as grandes industrias já não tem necessidade dele é explorado em menor quantidade por menos de 1 dezena de salinas que se dedicam à produção de sal e às visitas guiadas.
O sal de Aveiro, continua sendo 100% natural e não sofre qualquer processo de industrialização, mantendo assim todos os ingredientes naturais que fazem dele um precioso aliado da saúde.

VEJA ESTE VÍDEO SOBRE O SAL DE AVEIRO