Visita escolar a Aveiro do Agrupamento de Escolas de Montelongo

visita escolar a aveiro

Os professores do Agrupamento de Escolas de Montelongo em Fafe lançou-nos o desafio de organizarmos uma visita escolar a Aveiro que permitisse aos seus alunos conhecerem um pouco do que de melhor há em Aveiro.

Quando organizamos uma visita escolar a Aveiro pensamos sempre em 3 vertentes:
1 –  A vertente pedagógica
O que será interessante os alunos assimilarem depois da visita escolar a Aveiro? Preparamos as actividades a realizar na visita escolar a Aveiro tendo sempre em conta o ano de escolaridade que frequentam na sua escola.

2 – A vertente lúdica.
É um passeio escolar. É suporto ser um momento agradável, que retire os alunos da rotina e seja um momento adequado para alunos e professores criarem laços ainda mais fortes. Acreditamos que nesse ambiente lúdico os alunos têm maior capacidade de assimilar o conhecimento da história, ciência, geografia e todas as restantes matérias que vão passando por este passeio escolar.

3 – A vertente financeira
Conhecemos perfeitamente o contexto financeiro das escolas e de muitas famílias. Assim, porque acreditamos que ninguém deve ficar de fora destas actividades, organizamos as visitas escolares e acordo com o orçamento disponível. Para além das actividades que nós e os nossos parceiros organizamos, indicamos uma série de outras actividades, tipicamente a custo zero que ajudam a tornar o dia único sem aumentar o orçamento do passeio escolar a Aveiro.

O que fizeram os alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo durante a visita escolar a Aveiro?

Passeio de barco na Ria

Começaram por fazer um passeio de barco moliceiro pelos canais urbanos da Ria de Aveiro. Durante este passeio tiveram a oportunidade de não só apreciar a beleza da cidade capital da Arte Nova em Portugal como de ouvir um pouco da história da cidade, das suas gentes e dos seus costumes.
Os canais urbanos da Ria de Aveiro têm o caudal e as marés estabilizados por comportas. Desta forma não existe ondulação e o passeio de barco em Aveiro é extremamente seguro.

Visita à Salinas de Aveiro

A segunda actividade que os alunos fizeram na sua visita de estudo a Aveiro foi visitar as salinas de Aveiro.
O Sal de Aveiro faz parte não só da história da região mas da história de todo o nosso país. Foi daqui que saiu muito do sal que era usado para curar o “nosso” bacalhau.
O sal que se faz em Aveiro é um tempero rico em minerais, que quando usado nas devidas porções, é fantástico para o nosso dia-a-dia.
Durante esta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de criação do sal, da manutenção das salinas, do trabalho dos marnotos e salineiras, da fauna e flora que aproveitam todo este ecosistema para transformarem as salinas de Aveiro na sua casa.

Prova de Sabores de Aveiro

Antes de partirem os alunos e professores deste agrupamento não podiam deixar de provar alguns dos sabores de Aveiro.
Nesta visita escolar a Aveiro a prova de sabores inclui Ovos Moles, Raivas e mini Americanas (doces e biscoitos típicos da nossa região). Estes foram acompanhados por refrescos tradicionais para os alunos e licor de alguidar para os professores.

Existirá melhor forma de conhecer Aveiro?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.