11+1 locais que não pode perder quando visitar Aveiro [Atualização 2018]

visitar aveiro

Visitar Aveiro é sempre a garantia de passar bons tempos entre amigos e familiares. Nos dias que correm uma visita a Aveiro é um verdadeiro poço de surpresas.
É ponto assente que a visita a Aveiro nunca deve ser uma visita rápida. É uma região que tem imenso para ver e tem um pouco de tudo. Da cultura, aos monumentos, passando pela arquitetura e gastronomia tudo está ao seu dispor para ter uma visita bem agradável.

Deixamos aqui 11 pontos que não deve perder quando visitar Aveiro.

1) Passeio de barco Moliceiro na Ria de Aveiro

Visitar Aveiro e não passear no barco típico da Ria de Aveiro é como visitar Roma e não ver o Papa. Atenção não se iluda com a comparação de Aveiro com Veneza. Não é correta. Ambas as localidades tem rio a correr no meio da cidade, mas as semelhanças ficam por ai. Aveiro tem uma singularidade única que merece ser visitada sem precisar de comparações com a bela cidade italiana.
Cuidados a ter na reserva de passeio de barco em Aveiro.
1- Opte sempre pela “volta inteira”. Existem operadores que fazem passeios curtos. O passeio completo tem a duração de 45 minutos e percorre os 4 canais urbanos de Aveiro. É este o passeio de barco em Aveiro que deverá fazer.
2 – Opte por fazer o passeio de barco em Aveiro a bordo de um barco moliceiro. Existem 2 tipos de barco a operar nos canais urbanos. Os barcos moliceiros e o mercanteis. Ambos são barcos  típicos de Aveiro, mas aquele barco esbelto e bonito que fica bem em qualquer fotografia é o barco moliceiro.


visitar aveiro

2) Visitar Aveiro e as suas salinas

Aveiro é uma das cidade com maior tradição na exploração do sal. Das muitas centenas de salinas que existiam no século passado, poucas são as que ainda laboram. Existe a marinha da Grâ Caravela que lhe permite ver todo o processo do sal. A época do sal acontece de Junho a Setembro, se visitar Aveiro neste meses terá grande probabilidades de ver os marnotos na azáfama do seu trabalho.
O sal é um elemento histórico de Aveiro. Durante séculos o sal foi a grande fonte de riqueza da cidade e da região. São diversas as referências a todo o processo do sal que encontramos durante uma visita a Aveiro, Exemplo disso são o canal das pirâmides na Ria de Aveiro, que pode ser avistado durante o passeio de moliceiro. Também poderão ver as Pirâmides que dão o nome ao canal e que foram uma homenagem da cidade ao sal e aos marnotos que durante todos estes anos tiveram a árdua tarefa de trabalhar nas salinas de Aveiro. Além destes elementos poderão ver ainda a ponte de são João, em que a sua forma piramidal remete para o monte de sal e a escultura na rotunda das pirâmides que mais uma vez aborda o tema do sal e que pode ser avistada durante a visita a Aveiro quando fizer o passeio nos jardins do Rossio.

visitar aveiro

3) Visitar a praia da Costa Nova.

As casas listadas da Costa Nova são conhecidas mundialmente. Passe algumas horas na Costa Nova, aproveite para fazer praia, comer um bom peixe nos diversos restaurantes e passear no enorme passeio junto à ria. Uma visita a Aveiro sem visitar a praia da Costa Nova é como fazer um Cruzeiro no Porto e não visitar as caves de vinho do Porto. 🙂
visitar costa nova aveiro

4)Visitar a Praia da Barra.

Mais uma praia que é imperdível. Se já fez praia na Costa Nova, aproveite para visitar o Farol da Barra. Um dos maiores faróis da Europa. A vista do topo do Farol é impressionante.

5) Visitar a praia da Vagueira.

A praia da Vagueira  é uma das que mais sofre da erosão marítima a nível nacional. Assim sendo esqueça a tentativa de fazer praia por lá. Mas não deixe de passar por lá e perguntar pelo Alemão. O que é o Alemão? É um estabelecimento que vende maravilhosos e enormes hambúrgueres. Durante o verão formam-se verdadeiras romarias para comer esta iguaria. Este é um bom motivo para incluir a praia da Vagueira na sua Visita a Aveiro.

6) Andar de Buga na cidade de Aveiro

Depois de comer um hambúrguer do Alemão terá mesmo de fazer exercício. A melhor forma e mais barata é pegar numa Buga (Bicicleta de Utilização Gratuita em Aveiro) e percorrer algumas das ruas da cidade de Aveiro. Aveiro é uma cidade plana perfeita para visitar de bicicleta.
visitar aveiro

7) Visitar a reserva das Dunas de São Jacinto.

Esta é uma sugestão que só é válida para realiza a visita a Aveiro de carro. Dá para ir sem ser de carro, mas envolve, autocarros, barcos e travessias a pé que não são para todos. Visitar as Dunas de São Jacinto é entrar num mundo em que a natureza ainda manda e nos permite apreciar fauna e flora única em todo o país.
visita a aveiro

8) Visitar Ílhavo

A cidade de Ílhavo fica a pouco mais de 5Km de Aveiro e deve ser sempre incluída numa visita a Aveiro. Em Ílhavo poderá visitar o Museu Marítimo de Ílhavo e o seu famoso aquário dos bacalhaus. O Museu Marítimo de Ílhavo é uma obra arquitetónica de exceção que em poucos anos se transformou num dos museus mais visitados do pais. Ainda em ílhavo não deixe de visitar o Museu e fábrica da Vista Alegre. Neste mesmo museu poderá apreciar o Navio Museu Santo André onde é retratada toda a faina do bacalhau.visita a aveiro

9) Provar os biscoitos tradicionais de Aveiro

Aveiro não é apenas a terra dos famosos Ovos Moles. Aveiro é uma terra que tem biscoitos fantásticos. Exemplo disso são as Raivas de Aveiro e os Alemães. Qualquer destes biscoitos são perfeitos para acompanhar um chá ou refresco e são o presente ideal para levar de lembrança.

10) Provar as cervejas artesanais de Aveiro

É uma tradição recente em Aveiro, mas as cervejas artesanais vieram para ficar. Aveiro já conta com 3 cervejas artesanais medalhadas internacionalmente. A cerveja Artesanal Maldita, por exemplo, já ganhou o prémio de melhor cerveja artesanal da Europa. Não deixe de experimentar estas cervejas artesanais na próxima visita a Aveiro. Gostava de provar as cervejas artesanais de Aveiro? Saiba onde o pode fazer aqui >
cerveja maldita aveiro

 

11) Comer uma tripa de Aveiro

As tripas são um snack doce feito de massa mole recheada. Os recheios são os mais variados e cada vez mais originais. No entanto a mais tradicional é a tripa simples e a tripa recheada com ovos moles.

Alguns pontos extra que foram sugeridos por quem já veio visitar Aveiro.

12) Visitar o Museu do Brincar

No centro da vila de Vagos encontrará um museu único.OMuseu do Brincar.
É um verdadeiro regalo para adultos e crianças. Os primeiros poderão encontrar lá muitos dos brinquedos que fizeram parte da sua infância. Os segundos, porque se trata do museu do brincar, poderão não só ver os brinquedos expostos, mas também brincar com muitos deles. O museu tem para além da zona expositiva, uma série de salas temáticas e de actividades que permitem aos mais pequenos dar largas à sua imaginação e criatividade.
Com toda a certeza este é um local que ficará na memória de quem visita Aveiro com crianças.
museu do brincar vagos visitar aveiro

Porque visitar estes pontos quando passear em Aveiro?

Passear em Aveiro e ficar apenas pelo centro da cidade onde realiza o passeio de barco na RIa é um passeio diferente de todos os que pode encontrar em qualquer cidade de Portugal que tenha rio. Visitar Lisboa, visitar o Porto, visitar Coimbra e outras localidades com rio oferecem a oportunidade de passear de barco, no entanto só em visitas a Aveiro é que poderá andar de moliceiro, um barco típico, anteriormente utilizado na apanha do moliço da Ria de Aveiro e hoje adaptado aos passeios na ria.
Visitar Aveiro também lhe dá a oportunidade única de conhecer uma ria. Sim uma ria e não um rio. Na ria de Aveiro a água é salgada e por isso é assim chamada em vez de rio como nas restantes cidades que têm rios a desaguar junto a elas. Sendo um espaço de água salgada visitar Aveiro permite-lhe visitar as salinas de Aveiro. Espaços de história com centenas de anos que ainda hoje continuam a produzir sal da melhor qualidade de forma artesanal.

 

Acrescentaria algum ponto imperdível para quem vier passear em Aveiro?

29 comentários a “11+1 locais que não pode perder quando visitar Aveiro [Atualização 2018]

    1. admin Autor do artigo

      Olá Carlos Capela,

      a fotografia em que se vê a ponte e casa de madeira no meio da Ria é a Vista Alegre. É um ponto de passagem fundamental numa visita a Aveiro. Se precisar de alguma ajuda ou dicas para visitar Aveiro estamos por aqui 🙂

      Saudações Aveirenses

      Responder
  1. Hélder Ribeiro

    Visitar a Pateira de Requeixo, rica em fauna e flora, dormitório das cegonhas, terra dos milhafres…um local ainda longe da mão humana…vale a pena

    Responder
  2. Alexandre Duarte

    De facto o Restaurante Ei (Alemão) na Praia da Vagueira é uma espécie de ex-libris da praia, mas tenho de discordar do artigo de opinião relativo a este ponto 5). É muito vago e não está correto. A sul de Aveiro e dentro do distrito a Praia da Vagueira e a do Areão, são as únicas onde existe a prática de pesca Arte-Xávega. Na zona da praia central, de facto o areal é praticamente inexistente, no entanto a sul ou a norte, o areal é extenso e têm dunas. Existe também um passadiço que vai da praia da Vagueira, até à praia do Labrego. Nos 2 paredões os bares/esplanadas de concessão (Casablanca na Vagueira e Luna no Labrego) face à sua localização, permitem vistas sobre o mar que nenhum outro bar de praia oferece na zona de Aveiro. Aconselho a verem num ou nos dois, um por-do-sol.

    Responder
  3. António

    Se me permite apenas uma correcção, o Farol de Aveiro (sito na praia da Barra) é o maior da península ibérica, o segundo maior da europa e já foi considerado o terceiro maior do mundo. 🙂

    Bom artigo!

    Responder
  4. Palmira Santos

    Boa tarde! têm algum roteiro preparado para visita ao centro histórico de Aveiro? Vista a monumentos, praças, etc… para crianças dos 6 aos 10 anos? desde já grata.

    Responder
    1. admin Autor do artigo

      Olá Palmira,

      Todos os nossos passeios incluem passagens no centro histórico de Aveiro. Para as crianças o passeio mais indicado é o passeio de barco moliceiro na ria de Aveiro, seguido pelo passeio nos principais pontos de interesse de Aveiro e acabam em beleza com uma prova de Ovos Moles, Raivas e Refrescos Tradicionais.

      Qualquer questão disponha,
      Bom passeio.

      Responder
  5. Rita

    Ponto nº5 – não rocomendo o restaurante “Ei” a familias que tenham de levar carrinho de bebe! No passado fim de semana fui lá com o meu bebe de 3 meses e a empregada diz “…o meu patrão não permite a entrada de carrinhos…”. De realçar que o restaurante tinha uma unica mesa ocupada…

    Responder
  6. Luis Cardoso

    A região de Aveiro não é só a sul da Barra…
    E a norte há muito mais para visitar para além da reserva…
    A Torreira, a Murtosa (que agora tem um maravilhoso Museu das Conservas) e tem fantásticos percursos para pedalar,, o BioRia de Estarreja, Ovar, etc.

    Responder
  7. Marco Martins

    Concordo com todas as sugestões, excepto os hambúrgueres.

    Das duas uma, ou vocês têm alguma ligação ao restaurante ou aquilo mudou a gerência. Os hambúrgueres são grandes, mas o tamanho não é sinonimo de qualidade. São feitos com produtos de fraca qualidade e tudo congelado. Depois carregam os pratos de molhos comuns como ketchup e mostarda para disfarçar o sabor… muito muito mau. E não falo dos preços, até 3.5€ achava caro, quanto mais 9€.

    Sugiro comer mesmo por Aveiro.

    Responder
  8. teresa marques

    Navio-Museu Santo André e Jardim Oudinot e Forte da Barra.
    Parque da cidade de Aveiro e jardim até ao Alboi.
    Jardim da Fonte Nova.
    Estação de Aveiro.
    Museu do Brincar em Vagos.

    Responder
  9. teresa mendes

    Navio-Museu Santo André e Jardim Oudinot e Forte da Barra.
    Parque da cidade de Aveiro e jardim até ao Alboi.
    Jardim da Fonte Nova.
    Estação de Aveiro.
    Museu do Brincar em Vagos.

    Responder
    1. admin Autor do artigo

      Óptimas sugestões Teresa. O museu do Brincar e o Jardim Oudinot estão sempre nas nossas indicações quando organizamos visitas de estudo a Aveiro.
      São locais óptimos para os alunos se divertirem quando vêm visitar Aveiro.

      Obrigada pelas sugestões,
      Saudações Aveirenses

      Responder
  10. Pedro matos

    Boa tarde. Aveiro tem locais mais bonitos. O Museu de arte nova e a estação de caminhos de ferro. Também tem o Museu Santa Joana e os seus claustros. Depois temos as igrejas da se, da Vera Cruz e a famosa de São goncalinho cuja tradição e atirar cavacas do alto da capela. Temos também a la movida, na Praça da peixe e na Praça 8 de Maio.

    Responder
  11. Cristina

    Se querem causar uma boa impressão em relação a hambúrgueres gourmets sugira “A culpa é da vontade ” no centro de Esgueira.

    Responder
  12. Armando Vieira

    Se estamos a falar da area metropolitana de Aveiro, então não nos podemos esquecer do museu das caves aliança em Sangalhos.

    Saudações Aveirenses

    Responder
  13. Monica

    O Alexandre falou muito bem!
    Não é que o artigo esteja mau, mas não está coerente. Ou se fala de locais ou de coisas e não é comparável falar de uma praia inteira, falar de um doce ou de uma atividade para fazer, no mesmo lugar, sem diferenciar.
    Impensável não colocar a Vista Alegre nesta lista!
    Realmente o Alemão pode até ter coisas boas no que toca a gastronomia e os tais hambúrgueres mas a gerência e empregados que têm, deixam tanto, mas tanto a desejar, e por aquele preço tem hamburguerias muito melhores no centro da cidade de Aveiro. Uma ida ao Ei “Prisão do Alemão” dá para ir 3 vezes ao Ramona e ficamos muito mais satisfeitos nas 3.
    Há Oudinot, Navio Santo André, Museu do Bacalhau, Palácio de Congressos, Parques e Jardins, Observação de Aves, Pesca, Passeios pela Ria (não canais), Banhos de Lama, Surf na Barra, Vela na Costa Nova, SUP na Vagueira, Bares/Restaurantes como: Porta 35, 36, Mercado Negro, Rebaldaria, Alicarius, Ramona, Convivio, Telheiro, Adamastor, Morgan&Jacobs, Azulejo, Mulata, Iron Duke, Casablanca, Assalam, Luna, Djamilo Bar, Lampião… aqui não tem fim e é nestes lugares que conhecemos pessoas incríveis e desfrutamos da vida que tem Aveiro.

    Responder
  14. Céu Limas Vieira

    Em Ílhavo, também há o Museu da Vista Alegre e o Museu Marítimo, muito bonitos de se verem. Aconselho a visita. Também em Ílhavo, há 2 hotéis, um de 3* e outro na Vista Alegre de 5*.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.