4 atividades para os alunos realizarem quando visitam Aveiro

As visitas de estudo são dos dias preferidos dos alunos! Tirar um dia para sair da rotina da sala de aula e ter a oportunidade de conhecer uma nova cidade, dá sempre uma motivação extra. Quando se faz uma visita de estudo a Aveiro, não significa fazer apenas as típicas atividades associadas à cidade, como o passeio de moliceiro ou a visita às salinas, também é possível realizar algumas atividades lúdicas e até pedagógicas, que têm uma grande importância no desenvolvimento e socialização dos jovens. Por este motivo, e se está a pensar realizar uma visita à cidade dos canais, damos-lhe a conhecer 4 locais em que o foco é a aprendizagem, mas de uma forma mais interativa e estimulante para os estudantes.

1. Museu do Brincar:
Situado em Vagos, a apenas 20 minutos do centro da cidade, o Museu do Brincar, que leva o “(…) brincar muito a sério”, dedica-se ao acolhimento de brinquedos e de outros objetos relacionados com a infância. Com um espólio superior a 15000 unidades, entre modernas e antigas, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a evolução do brinquedo, brincando.
Sempre com várias exposições a decorrer, quem visita o museu pode, ainda, participar em diversas atividades lúdicas, como o atelier de fantoches com vara, de espantalhos ou de fenascitoscópios.
Uma coisa é certa, quem visita este museu entra num lugar onde a imaginação não tem limites e com certeza com um novo olhar sobre os brinquedos.
Contactos: 234796151/964695304

2.Fábrica da Ciência Viva:
Localizada na antiga fábrica da Companhia de Aveiro de Moagens, a Fábrica da Ciência Viva tem como objetivo promover a cultura, científica e tecnológica, e a divulgação do conhecimento.
Dispõe de 3 laboratórios e de uma oficina de Robôs, em que os visitantes são convidados a construir e a programar um robô, satisfazendo a sua curiosidade em relação ao seu funcionamento. Conta, ainda, com uma grande diversidade de exposições, a decorrer durante todo o ano, com uma programação de atividades variadas e em formatos diferentes, o que permite uma interação com públicos de todas as idades.
As atividades disponíveis têm uma duração de 60 minutos e os grupos serão sempre acompanhados por um guia.
Para ver as atividades a decorrer clique neste link.
Contactos: 234427053

3.Estaleiro-Estação Científica de Ílhavo:
O “Estaleiro- Estação Científica de Ílhavo”, situado junto à Biblioteca Municipal de Ílhavo, que abriu portas recentemente, é um espaço que se dedica à ciência e tecnologia, sem nunca se esquecer do contacto com a cultura e património ilhavense. Consegue associar, a já antiga tradição marítima, da pesca de bacalhau, o pão de Vale de Ílhavo e as cerâmicas da Vista Alegre, com a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Com 4 espaços de atividades diferentes (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte), estes irão proporcionar experiências Maker (o visitante é convidado a meter as mãos na massa), na área da robótica, gastronomia de bordo, cozinha molecular e produção de bioplásticos e biodiesel.
O “Estaleiro” quer ajudar a promover a ciência e permitir o desenvolvimento do conhecimento científico e do pensamento computacional, tentando aumentar a curiosidade pelos fenómenos que nos rodeiam.
Contactos: 234329633

4.Jardim Oudinot:
O Jardim Oudinot, situado na Gafanha da Nazaré, na “ponta norte” do canal de Mira, junto ao antigo Forte da Barra, é um espaço com uma incrível qualidade paisagística e ambiental. Este jardim, aberto ao público, conta com uns excelentes espaços pedonais, um parque de merendas, campos desportivos, parques infantis, com uma praia fluvial e, ainda, considerado o seu ex-líbiris, o Navio Museu de Santo André. Este navio, que pertence ao Museu Marítimo de Ílhavo, pode ser visitado e pretende mostrar como eram as pescas de arrasto do bacalhau e honrar todos os seus tripulantes.
Um espaço ideal para sair da tradicional sala de aula, para descobrir os espaços verdes que a cidade de Aveiro tem para oferecer e ainda ficar saber a história da pesca de um dos pratos preferidos dos portugueses.
Para mais informações aceda a este link.
Contacto: 234329900

Após ficar a conhecer 4 lugares fantásticos em que a aprendizagem, de uma forma mais participativa é o principal foco, vontade de visitar a cidade de Aveiro não vai faltar. Se pretender, também, realizar os típicos programas, como o passeio de barco, visitar as salinas ou fazer um workshop de ovos moles, clique nos links para ficar a saber mais informações.

Para mais informação:
Simulador preço grupos
Simulador preço grupos escolares horário Normal
Simulador preço grupos escolares horário económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.