Parque de Merendas em Aveiro

Almoçar num parque de merendas em Aveiro é uma das melhores formas de conhecer mais da cidade. Um almoço estilo piquenique permite-lhe conhecer e usufruir de um dos 6 parques de merendas de Aveiro que identificámos e que pode usar na sua visita a Aveiro.

Visita a Aveiro – o que deve incluir no seu programa

Claro está que não vem visitar-nos para apenas vir comer a um parque de merendas em Aveiro. São muitos os pontos de interesse que devem incluir num passeio de grupo a Aveiro, seja de grupos de catequese, escuteiros, universidade sénior, creches, escolas ou simplesmente grupos de amigos. Uma visita às salinas de Aveiro por exemplo é um passeio menos óbvio que o passeio de moliceiro na ria de Aveiro, mas que no entanto é uma experiência em que vai ficar a conhecer uma das mais tradicionais atividades da cidade de Aveiro. O passeio pelo bairro histórico da Beira-Mar ou o percurso de Arte Nova também são passeios que não deve deixar de lado na hora de organizar o seu passeio. Claro que já nem mencionamos a prova de Raivas e Ovos Moles de Aveiro que são completamente imprescindíveis numa visita a Aveiro.

Precisa de ajuda paraa organizar o seu passeio a Aveiro? Fale já connosco aqui >

Mas a visita de grupo requer um local para almoçar. Muitas vezes a opção passa por fazer um almoço estilo piquenique num dos parque de Aveiro. Deixamos aqui 6 sugestões: 4 na cidade de Aveiro para quem não tem autocarro para se deslocar e 2 em Ílhavo, aproximadamente 5 quilómetros, que são escolhas perfeitas para realizar um almoço ao ar livre na sua visita a Aveiro.

PARQUE DE MERENDAS EM AVEIRO

visita aveiro parque rossio
1- Jardim do Rossio
GPS 40.641471, -8.656326

O jardim do Rossio é o local de almoço perfeito para quem não quer ou pode deslocar-se para muito longe. Fica no centro de Aveiro bem junto aos cais dos barcos moliceiros e a um dos principais núcleos de casa de Arte Nova de Aveiro. Tem muita sombra, não tem casas de banho públicas, não tem mesas.

 

visita aveiro parque fonte nova visita aveiro parque fonte nova
2 – Jardim da Fonte Nova
GPS 40.640486, -8.644219
O jardim da Fonte Nova é uma das zonas nobres de Aveiro. Recentemente requalificada, fica junto ao Hotel Mélia e ao centro cultural e de congressos de Aveiro (antiga fábrica Jerónimo Campos). É um enorme relvado que fica junto a um enorme logo artificial, que é um dos pontos de passagem no passeio de moliceiro. Tem muita sombra, não tem casas de banho públicas, não tem mesas.

Precisa de ajuda paraa organizar o seu passeio a Aveiro? Fale já connosco aqui >

 

parque infante d pedro parque infante d pedroparque infante d pedro
3 – Parque da Cidade (parque Infante D. Pedro)
GPS 40.636633, -8.653399

O parque da cidade, também conhecido por parque da macaca, porque em tempos idos tinha lá uma jaula com uma macaca, é um pequeno tesouro no meio da cidade. Tem uma vasta vegetação e além de ter todas as condições para fazer o almoço estilo piquenique é ainda um óptimo local de visita. Foi requalificado e ampliado há pouco tempo e está em óptimas condições para visitas. Tem muita sombra, não tem casas de banho públicas, tem mesas.

salinas parque de merendas em aveiro

4- Salinas de Aveiro (Marinha da Noeirinha)
GPS 40.645067, -8.660035

Este é o local perfeito para fazer merendas em Aveiro. Para além de estar bem perto do centro, está junto à natureza e a um dos principais ex-libris da cidade de Aveiro. As salinas de Aveiro. O parque de merendas tem à disposição 5 mesas corridas que têm lotação estimada para  100 pessoas. No entanto com fica sobre areia podem sempre estender as mantas e aumentar em muito a lotação da mesma. Gostava de visitas as salinas de Aveiro e conhecer toda a história do sal de Aveiro? Receba já toda a informação sobre a visita às salinas »

PARQUE DE MERENDAS EM ÍLHAVO

visita aveiro parque oudinotvisita aveiro parque oudinot

visita aveiro parque oudinot
5 – Jardim Oudinot (Gafanha da Nazaré)
GPS 40.638479, -8.726680

Para chegarem ao Jardim Oudinot terão de viajar de autocarro cerca de 5 quilometros. Vale cada quilometro. O Jardim Oudinot é um espaço de recreio e lazer junto à ria onde poderão encontrar todas as condições para o almoço perfeito. Tem muita sombra, tem casas de banho públicas, tem mesas. Para além disso tem ainda parques infantis, cafés de apoio, parques de ginástica para 3ª idade, e é lá que podem encontrar o Navio Museu Santo André. Antigo bacalhoeiro convertido em museu e que está aberto a visitas.

Precisa de ajuda paraa organizar o seu passeio a Aveiro? Fale já connosco aqui >

 

visita aveiro costa nova  visita aveiro costa nova
6 – Relvado da Costa Nova
GPS 40.612726, -8.749324
A praia da Costa Nova é conhecida a nível nacional pelas suas casas às risquinhas. É uma vista unica que nos permite em pouco mais de 1 quilometro passar do mar para a ria. Junto a esta encontrarão um enorme relvado, perfeito para piqueniques. No inicio do relvado encontrarão algumas árvores. Não tem muita sombra, não tem casas de banho públicas, não tem mesas.

parque merendas aveiro
7 – Senhora dos Campos – Colónia Agrícola
GPS 40.619006, -8.705123
A zona da Senhora dos Campos está situada no meio de um pinhal. Fica situada num local calmo entre Ílhavo e as Praias. Não tem casas de banho públicas. Tem um bar de suporte que está sempre aberto. Tem mesas para o almoço dos meninos e sombra abundante.

PARQUE DE MERENDAS EM VAGOS

8 – Parque da Quinta do Ega
GPS 40.554346, -8.676433
Se prende que a sua visita escolar inclua o Museu do Brincar, o ideal é pensar a sua refeição para a zona de Vagos. Aqui pode encontrar bem no centro da vila de Vagos o jardim da Quinta do Ega. É uma enorme zona relvada, bem junto a um braço da Ria de Aveiro onde os alunos terão a oportunidade não só de realizarem um belo piquenique, como de brincarem no relvado ou nas zonas de actividade física. O acesso de autocarro é muito bom. Até pode ser o local perfeito para o autocarro estacionar enquanto as crianças visitam o Museu do Brincar.

Precisa de ajuda paraa organizar o seu passeio a Aveiro? Fale já connosco aqui >

4 thoughts on “Parque de Merendas em Aveiro

  1. manuelaa ferreira

    Dos cinco so acho viavel o jardim Oudinot. Já ai fiz alguns piqueniques e sim é espetacular. Passando para o outro lado da ria temos também a praia de S. Jacinto com o seu extenso areal.

    Responder
  2. Carmen Manangão

    Com muito prazer curti e tomei a liberdade de salvar estas fotos do site. Sou brasileira casada com português, cuja as origens dele é de Aveiro, mas moramos no Brasil.
    Deixo meu e.mail para que possam enviar mais novidades sobre a Terrinha que pretendo reconhecer. Sou candidata também a ser uma luso-brasileira, processo em andamento.
    Estou cada dia me apaixonando pela cidade, pelo Distrito. As pessoas tem encaminhado cada foto, que pelo visto, se realmente concretizarmos nosso sonho, vou me sentir em casa.
    parabéns pelas dicas e pode enviar mais, serão bem vindas.
    com todo o carinho, carmen manangão

    Responder
  3. Ana Paula Alves Bicacro

    Boa tarde…gostava de comentar uma situação que concerteza também já terá ocorrido com outras pessoas; no passado fim de semana, tendo-me deslocado com o meu marido à zona de Aveiro e tendo como destino a praia da Barra(da qual muito gostamos, nós e toda a família…), resolvemos fazer um picnic no parque de merendas que julgamos fazer parte do Jardim Oudinet. Já o tínhamos utilizado há algum tempo atrás e, como o achámos acolhedor e muito agradável, resolvemos voltar. Assim que chegámos (cerca das 15h), rapidamente nos apercebemos de que as mesas estavam todas ocupadas, muitas delas não com pessoas almoçando (o que seria norma…)mas com toalhas estendidas, toalhas de praia, mantas, malas térmicas, etc. Aproximámo-nos de uma das mesas, que tinha ao lado uma senhora idosa sentada numa cadeira; perguntámos se iam almoçar ali, se precisavam da mesa toda…mas a senhora apenas respondeu:” A mesa está ocupada.” . Logo um casal que estava deitado perto da mesa se dirigiu a nós, dizendo com ar arrogante: ” Essa mesa está ocupada…” . Nós ainda dissemos: ” Mas somos só duas pessoas, apenas precisamos de um bocadinho da mesa, e almoçamos rápido…” . Logo o casal: ” Não pode ser, porque estamos à espera de mais pessoas e devem estar a chegar!” . Dirigimo-nos então a uma outra mesa, igualmente toda ocupada com toalhas e acessórios espalhados por toda ela; estava um senhor sentado, que vendo que queríamos almoçar, logo empurrou parte da louça espalhada e nos “ofereceu” uma parte da mesa para podermos então almoçar. Em relação à mesa anterior, não chegou ninguém mais para almoçar, apenas o casal se sentou na mesa comendo uma sobremesa. Felizmente que ainda existem pessoas com algum espírito de partilha e educação, pois o casal anterior revelou uma total falta de cidadania, educação e respeito pelo próximo 🙁 . Antes de virmos embora, passámos pelo casal e dissemos:” Lamentamos muito que num sítio tão bonito, haja pessoas com tanta falta de cidadania e respeito pelo próximo e que transformem um local público no seu quintal.” Responderam com indelicadeza e falta de educação.
    Conclusão: É de lamentar que isto aconteça num país civilizado, numa zona de lazer e turística onde as pessoas se devem sentir bem e com vontade de voltar…e ainda nos disseram que por vezes vêm na véspera colocar toalhas com pedras para reservar lugar. É por situações deste tipo acontecerem que a educação no nosso país vai mal…deixamos uma sugestão para prevenir “a ocupação das mesas por meia dúzia de xico-espertos” : – A Câmara colocar cartazes junto de cada mesa, limitando a sua ocupação por” x horas”, as necessárias para uma refeição ou então ” alugá-las perante uma taxa” 😉 . Infelizmente, esta má prática está alastrando no país, mas a nós, foi aqui que aconteceu, daí o nosso desabafo e tentativa de ajudar a prevenir…quem sabe alguém com poder leia e pelo menos tente mudar as regras, pois as pessoas sem valores e que só “olham para o seu umbigo”dificilmente mudam!!! E viva Aveiro e Portugal…Obrigada!!

    Responder
    1. João Santos

      Há realmente pessoas que não têm capacidade para entender o que significam todos esses conceitos que foi enunciando. Não lhes dê muita importância, porque nunca vão aprender, afinal as limitações que estão associadas a esse tipo de gente dificilmente se dissociam delas, pelo que a quem consegue ver mais além resta perdoar essas pequenas almas. Fez muito bem em adverti-los, mas creio que jamais lhes surtirá efeito. Continue a pensar assim. Bons momentos!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.