Passear de barco na Ria de Aveiro

passeio barco aveiro moliceiro

Já diz o ditado: “mais vale tarde que nunca!” 🙂 Quantas vezes já passou por Aveiro ou pensou em visitar Aveiro?

Porque visitar Aveiro?

É normal que o tenha feito. Aveiro é uma cidade linda, barata e de fácil acesso que encanta pela forma de receber, pelo colorido dos barcos moliceiros e pelos pormenores dos edifícios de Arte-Nova.

Conheça melhor os moliceiros da ria de Aveiro

passeio barco aveiro moliceiro

Os moliceiros são um dos maiores emblemas de Aveiro e da sua ria. A sua proa com formato em meia-lua, leme de grande dimensões e painéis pintados com motivos coloridos e brejeiros, tornam estas embarcações irresistíveis ao visitante. Um passear de barco nos canais da ria de Aveiro é fundamental para quem visitar Aveiro.

Pode comprar bilhetes para passear de barco  aqui >

passeio barco aveiro moliceiro

Estas embarcações navegavam na ria de Aveiro e destinavam-se à colheita e transporte de moliço – vegetação que cresce no fundo da ria e que era utilizada para fertilizar os campos agrícolas. Hoje estes barcos, continuam a navegar na ria de Aveiro apenas como atração turística para passear de barco pelos canais da Ria.

passeio barco aveiro moliceiro

A sua decoração colorida é um dos fatores que os torna únicos em todo o mundo. São pintados com cores garridas e desenhos que representam desde cenas românticas, religiosas ou motivos humorísticos. Prepare-se para dar uma boas risadas com as piadas que vai encontrar nos painéis do proa e popa dos barcos moliceiros. 🙂

passeio barco aveiro moliceiro

O que ver em Aveiro além dos moliceiros?

Aveiro é uma cidade pequena que se visita bem em 1 ou 2 dias. Para além de passear de moliceiro, não perca a oportunidade de provar os ovos moles e raivas de Aveiro. Encontre as verdadeiras. O truque para conhecer os verdadeiros ovos moles é olhar para eles e perceber se têm calda de açúcar em cima da hóstia que os cobre. Se tiver essa calda de açúcar, como quantos conseguir pois está perante os verdadeiros ovos moles de Aveiro. Já as raivas de Aveiro são um biscoito enroladinho à mão, fino, crocante com um ligeiro sabor a canela. Os verdadeiros são enrolados à mão, por isso completamente disformes e fáceis de distinguir. Veja na fotografia que aqui deixamos o aspeto das verdadeiras raivas de Aveiro.

raivas de aveiro
Depois de provar estas iguarias, perca-se pelas ruas de Aveiro. A cidade é plana e pede passeios prolongados. Parta pelas ruas de Aveiro na descoberta dos pormenores que o vão encantar. Venha a Aveiro passear de barco e conhecer as gentes hospitaleiras de Aveiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.