Um dia em Aveiro – O que visitar

passeio de barco aveiro
“Corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”
Foi assim que José Saramago descreveu a Ria de Aveiro.

Aveiro é conhecida como Veneza de Portugal. Um comparação um pouco forçada já que a única semelhança entre a cidade italiana e a cidade de Aveiro é a presença de canais urbanos. A principal diferença é a cor e a luz que Aveiro tem e que transporta que a visita para um mundo encantado do qual não apetece sair.

 

1 – As primeiras horas em Aveiro

Visite Aveiro a bordo de um barco moliceiro. Conheça os encantos da cidade a partir dos canais urbanos da ria de Aveiro num barco histórico que foi durante muito tempo usado para apanhar moliço da ria. Neste passeio de barco na Ria de Aveiro vai poder apreciar as casas Arte Nova que povoam as margens. Se preferir conhecer estas casas com maior detalhe opte por fazer um passeio pedestre ou um passeio de BUGA, as bicicletas de uso gratuito disponibilizadas pela Câmara de Aveiro.

 

2 – Retemperar forças

Visitar Aveiro e não provar as iguarias da cidade é um crime que não tem perdão. Deixe as dietas para outros dias e venha até ao centro da cidade provar as tripas de Aveiro, os Ovos Moles de Aveiro ou as estaladiças raivas de Aveiro. Se já estiver perto da hora de almoço opte por um restaurante de Aveiro que sirva uma boa caldeirada de enguias ou um suculento carneiro à lampantana.

 

3 – O regresso ao passeio em Aveiro

Com a barriga recomposta, parta à descoberta de alguns dos tesouros escondidos e que poucos dos que visitam Aveiro conhecem. Uma passagem na Fábrica da Vista Alegre, museu e igreja é um momento único neste passeio. Aproveite a viagem de regresso da Vista Alegre para passar pelo Campus da Universidade de Aveiro. Este é um verdadeiro museu da Arquitetura nacional. Edifícios do arquiteto Siza Vieira, Souto Moura, Alcino Coutinho, Gonçalo Byrne ou Carrilho da Graça fazem parte do espólio que merece ser visitado com algum tempo e dedicação.

4 – Dê um pulo até às praias

Não pode fazer uma visita a Aveiro e não passar pela praia mais colorida do país. A Costa Nova e os seus palheiros listados são obrigatórios neste passeio. As casas listadas que podemos apreciar ao longo de toda a Costa Nova têm origem nos antigos palheiros de madeira que davam abrigo aos pescadores e serviam de armazém para os materiais que usavam na arte da pesca. Depois de conhecer a Costa Nova desloque-se até à praia da Barra. Siga até ao final da avenida e delicie-se com a vista para o farol mais alto de Portugal. Imponente e sobranceiro é o local perfeito para ver a vista panorâmica da região. Atenção que o farol nem sempre está aberto e não tem escadas.

 

1 thought on “Um dia em Aveiro – O que visitar

  1. vito gualdino sardo marçal

    sou da GAFANHA DA NAZARÉ mas aveirense por capital de distrito daí que acho que AVEIRO tem os melhores canais para explorar e as melhores-paisagens para oferecer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.