Visita a Aveiro – Saiba o que não pode perder

passeio barco aveiro

Passear na Ria de Aveiro a bordo de um barco moliceiro é como ser transportado num pedaço da história das gentes de Aveiro.

Os barcos típicos da ria de Aveiro

O moliceiro é o mais nobre barco típico da ria de Aveiro. Para além dele pode encontrar as famosas bateiras dos pescadores e os mercanteis que conseguiam transportar mais de 20 toneladas de sal das marinhas de sal de Aveiro para os palheiros de armazenagem do sal aveirense.

Ainda hoje pode encontrar alguns destes barcos típicos a navegar nos canais de Aveiro. Alguns a realizar tarefas turísticas, outros ainda afetos à sua funcionalidade original.

A melhor altura para visitar Aveiro

Se pretender visitar Aveiro numa altura em que possa apreciar todo o esplendor destas embarcações a navegar o melhor é visitar Aveiro durante a regata de moliceiros. Esta é uma regata anual em que os moliceiros que decorre em Junho ( em data a definir) em que os barcos navegam desde o porto de abrigo da Torreira até ao canal das pirâmides em Aveiro. Por norma há também uma viagem de exibição entre o Jardim Oudinot em Ílhavo e o Cais dos Pescadores na Costa Nova.

passeio barco aveiro

A experiência de navegar num moliceiro

A verdade é que navegar dentro de um dos barcos moliceiros é uma experiência única só explicável por quem já a realizou. Sentir o barco a manobrar agilmente, observar as linhas harmoniosas que os mestres da construção naval lhes ofereceram e a sua proa altiva sulcando as águas sempre calmas da Ria de Aveiro é uma vivência que vicia e seduz.

O que pode ver na visita a Aveiro

Nos passeios de barco pelos canais urbanos da Ria de Aveiro poderá apreciar a beleza do parque do Rossio, as majestosas e românticas casas de arquitectura estilo Arte nova, o edifício da capitania de Aveiro “pousado” sobre a Ria, as salinas de Aveiro que estão em laboração entre julho e setembro ou o edifício da fábrica de cerâmicas campos, entretanto recuperado para servir de centro de congressos e exposições de Aveiro. Estes são os pontos que estão incluídos nas visitas a Aveiro por barco, mas há mais para visitar … muito mais.

passeio barco aveiro

O que mais deve ver em Aveiro

Existem alguns locais que são impossíveis de ignorar numa visita a Aveiro. O primeiro é a estação de caminhos de ferro da cidade. Um edifício repleto de história de Portugal em azulejos. No centro da cidade não pode deixar de visitar a Sé Catedral e a Igreja da vera Cruz. Se por fora não são muito impressionantes por dentro são majestosas. Passando junto aos canais que já antes visitou de barco, divirta-se a descobrir as diversas pontes que existem na cidade para ligar as margens da ria. Destas destacamos a ponte dos Carcavelos. Bem colorida e com o brasão da cidade bem no centro é um dos locais predilectos para tirar fotografias em Aveiro.

Precisa de ajuda a marcar a sua visita a Aveiro. Estamos ao vosso dispor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.